Relatório de Viagem a Araçuaí Vale do Jequitinhonha.
Reunião com secretários de Educação Municipal da Região do Médio Vale e Superintendência Regional de Educação.
O professor Marcio Simione começou pontuando a atuação do Pólo no Jequitinhonha,fazendo uma síntese da Universidade com seus projetos e as demandas,onde o mesmo apresentou o professor João Valdir da faculdade de Educação que Coordena a parte da Educação dentro do Pólo e Liliane Anderson do NUH/UFMG.Onde o professor Marcio que apresentaríamos melhor.
Então depois da apresentação como combinado passamos para uma roda de conversa e apresentação de tod@s e algumas demandas colocadas:
Evangelina :*Colocou a importância da UFMG para ajudar auxiliar os educadores.
Cleusilene do Município de Jenipapo.
Regina- Superintendência Regional de Educação de Araçuaí:*Ela coloca da dificuldade das temáticas e também da carência onde precisa de ajuda para compreender melhor,pois são 21 municípios pobres sem conhecimentos.
Wilma Município de Coronel Murta:*As demandas vão aparecer durante as apresentações mais o que vejo que precisamos e de formação. Os professores estão saídos para UFMG estudar, mais tem as dificuldades e necessidades locais.
Nilvania do Município de Virgem da Lapa.*Queremos mais sugar dos núcleos para adquirirmos conhecimentos.
Alexia do Município Talbim.*Temos em Italbim parceria com a UFMG na Educação com alguns projetos.
Diego do Município de Gumercindo.* Temos dificuldade de qualidade em sala de aula no processo de formação e como trabalhar em sala de aula.
Maria João Gonçalves Município de Araçuaí.
Rose Maria do Município de Badaró.
Israel do Município de Gumercindo.*Ele diz que chegou a três dias na educação mais estava para acompanhar e escutar as propostas.
Elane do Município de Padre Paraíso.*Atualizar as atlas escolar. E pede para publicarás experiências para valorização do individuo.*Não tem biblioteca confortável necessita de material para o professor.*Abaixa alto estima do professor devido criticas da sociedade que gera uma insatisfação.*Plano do diretor.*O que fazer para aderir o professor na leitura e conhecimento.
Como o tempo da apresentação foi corrido, eu Liliane observando que enquanto NUH,não havia demanda colocada claramente enquanto o tema Educação e Homofobia,então fiz uma proposta de um seminário para Educadores junto a Superintendência regional de Educação,para tratar do entendimento de orientação sexual e identidade de gênero e a especificidades das sopinhas de letras.
Pois apresentação estava na síntese do projeto, mais percebia que não correspondia a uma realidade para uma provocação melhor.E claro que na minha apresentação antes de começar falei o que era homofobia mais o tempo era muito curto para trabalhar apresentação.
Então a proposta do seminário para educadores do médio vale foi muito bem recebida pelos coordenadores de educação e até mesmo por parte da superintendência regional.
Professor Marcio Simione convidou os coordenadores para participar do seminário que estar para acontecer, que o grupo local de Homossexuais estavam articulando junto a FECAD , Ângela que representa o conselho regional de psicologia e o CTA. Não saberíamos o que o grupo estava articulando e que teríamos uma reunião para sabermos o andamento da proposta do grupo.Mais que o seminário de educação estaria tratando da temática especifica para os Educadores da regional.
Então a Regina da superintendência ficou de entrar em contato com o Prof. Marcio Simione para uma articulação, onde a mesma colocou se interessada junto tod@s os coordenadores da educação nos Municípios.
Liliane Anderson 25/02/2010.
Nenhum comentário:
Postar um comentário